Tese & Antítese

1. Tese & Antítese como homenagem a Hegel e à sua perspectiva holística da História. Porque o Espírito Humano pode ou não ter sido causado mas há-de ter uma finalidade. Atrás de um porquê esconde-se sempre outro porquê e a última pergunta será sempre um desafio a Deus.2. Tese & Antítese porque todos os argumentos são válidos para procurar a essência última das coisas. Cada argumento é uma tese e cada contra-argumento é uma antítese. De direita ou de esquerda, culturais ou económicos, sérios ou ligeiros, todos os argumentos são contributos para explicar o inexplicado.

3. Tese & Antítese porque a causa das coisas é sempre complexa e multifacetada. Não há nunca uma explicação para os fenómenos: há várias e quase sempre contraditórias. Conhecer uma ou duas das causas das coisas é bom, conhecer várias é ambicioso, conhecer todas é desafiar a Providência.

4. Tese & Antítese porque o que resulta de um confronto de ideias é sempre mais valioso do que as ideias que geraram o confronto. É isso uma síntese. A progressão do Espírito Humano faz-se por avanços e avanços, nunca por avanços e recuos.

5. Tese & Antítese porque há quase sempre mais valor em defender o que é difícil do que em atacar o que é fácil. O valor de uma antítese é proporcional ao valor da tese que a suscita. E ambas são menos do que a síntese que delas resulta.

5 respostas a Tese & Antítese

  1. Focado diz:

    Estou procurando o feed RSS do seu blog e não encontro…

  2. Na verdade pensei que ele fosse localizado automaticamente pela maioria dos leitores (por curiosidade: que leitor usa?). De qualquer forma o link é este: https://teseeantitese.wordpress.com/feed/

  3. Walter Rodrigues diz:

    muito bom, José

  4. ju-araujo01@hotmail.com diz:

    o que é antitese

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s