Facebook is watching you! (II)

Alm disso, em adio ao post anterior, h uma anlise fundamental que preciso fazer: que tudo o que escrevemos, dizemos ou fazemos no Facebook publico, no privado! A empresa Facebook s permite o acesso e mesmo a destruio desses dados e informao para respeitar “the ways of the past”. Mas tenho a certeza que, para a maior parte dos autores do Facebook, isso no faz sentido porque contrrio prpria natureza da rede social. Aquilo que dizemos ou escrevemos no Facebook to privado e to nosso como aquilo que dizemos e fazemos no espao pblico, uma praa, um caf ou outro lugar qualquer. A diferena que este espao publico tem potencialmente 800 milhes de pessoas.

Jeff Jarvis, jornalista da velha guarda e um dos analistas dos new media que sigo com mais ateno, partilhou informaes muito privadas acerca do seu cancro do clon media que o ia tratando. E, depois, escreveu o livro “Public Parts” sobre as novas configuraes da privacidade. Esta a abordagem correcta. Algo est a mudar profundamente; temos que perceber o qu e como.

A este propsito talvez seja interessante tambm seguir esta entrevista recente de Eric Schmidt no LeWeb2011(sobretudo a partir do min. 19). Ela retoma – est sempre em fundo em vrias partes da entrevista – um tema recorrente entre os “geeks” e “no -geek” que o da “digital divide“. E a “divide”, aqui, no entre as populaes pobres sem acesso s novas tecnologias e as populaes ricas com acesso a ela; entre as pessoas “antigas” que no as entendem e entre as pessoas “modernas” que as entendem. Vejam o video porque no s por isso que ele interessante.

Esta entrada foi publicada em Sociedade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s