Por uma estranha coincidência, a Zon e a Meo lançaram quase ao mesmo tempo um novo serviço que permite aos assinantes ver os canais contratados no seu computador, no seu tablet ou no seu smartphone. Ao que parece, num caso gratuitamente, no outro com um custo residual só cobrado a partir de 2012.

A ideia parece interessante, mas a pergunta que se impõe pode ser incómoda: se, tecnicamente, tanto a Meo como a Zon podem permitir a visualização dos seus canais no PC, porque não o inverso? Porque não permitir que qualquer conteúdo escolhido no PC seja transmitido no televisor da sala?

Eu respondo: a questão não tem nenhuma limitação técnica e é puramente comercial. As operadoras não o permitem porque não lhes convém! Permitir ver os canais de TV no PC já é em si mesmo uma forma de defesa (e não de ataque, como parece), porque a realidade é que quem quer já vê a maior parte dos canais que interessam no PC.

Mas, mais significativo ainda, a Meo e a Zon não permitem o inverso da sua mais recente proposta comercial porque isso alteraria radicalmente o seu modelo de negócio. Mais precisamente, tornaria abundante aquilo que actualmente é escasso. Só podemos ver nos écrãs “da Zon” ou “da Meo” aquilo que a Zon ou a Meo querem. Se pudéssemos ligar lá os nossos portáteis (eu sei que podemos, mas quero dizer como serviço), poderíamos ver nos “nossos” ecrãs aquilo que nós quiséssemos. E isso seria – será! – uma revolução!

Isso não interessa à Zon nem à Meo. À Zon e à Meo interessa que aquilo que distribuem continue a parecer um bem escasso, porque só sendo escasso poderão por ele cobrar um preço. É claro que essa é uma luta votada ao fracasso, mas enquanto não fracassa, vai-lhes permitindo ganhar dinheiro, muito dinheiro! Pensem assim: o que era a Zon há 20 anos?

Esta entrada foi publicada em Internet, Media com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s