O presidente do ACP acha que os peões (que andam a 5 km/h e pesam 75 kg, em média) deviam ter mais cautela e não se deviam “atirar para as passadeiras†de qualquer maneira, pois correm o risco de serem “colhidos†(que expressão tão curiosa…) pelos automóveis (que andam a 45 km/h e pesam 1500 kg, em média).
Pois bem, eu tenho uma contra-proposta para o presidente do ACP: tornar a paragem nas passadeiras obrigatória para os automóveis, tal como ao sinal de stop. Afinal:
a) as passadeiras apenas existem em perÃmetro urbano e
b) nas passadeiras os peões têm prioridade sobre os automóveis segundo o Código da Estrada.
Que tal?
Só quem nunca assistiu a um atropelamento pode ignorar a desproporção de forças entre um peão e um automóvel e ter dúvidas sobre de que lado está o problema.