Nokia N97 Mini: o telefone “amigo” dos jornalistas

Claro que a Nokia nunca pensou nisto nestes termos. Mas, a verdade verdadinha, que o N97 Mini bem capaz de ser o melhor amigos dos jornalistas num mundo em transio. Explico porqu:

Eu c sempre achei piada aos Nokia que se abriam e revelavam um teclado de tamanho quase real com um monitor que ao p dos restantes telemveis parecia um plasma. Mas o reverso da medalha era serem to volumosos e pesados como tijolos. E, na altura, nem sequer havia ecrs tcteis.

Recordo-me que, na primeira vez que toquei num ecr tctil, achei a coisa um pouco mgica. Bem, muito mgica, na verdade. Percebi logo na altura – e tenho vindo a solidificar essa opinio desde ento – que tocar com o dedo no ecr ou premir uma tecla eram duas coisas muito diferentes e que este interface seria pouco menos que revolucionrio. Hoje, ser visto com um telemvel sem touchscreen quase uma vergonha.

Os meus primeiros textos com o jornalismo na ideia foram escritos numa Olivetti com teclado em Azert (“O Mundo em Azert”, recordam-se?) comprada na Feira da Ladra. Sou por isso, espero que no velho, mas da velha escola. Na altura ainda se escrevia em laudas (o pessoal tecno que v ao dicionrio…). O que quer dizer que os jornalistas da minha gerao, que so a maioria, passou da mquina de escrever ao computador, do papel ao digital e do teclado ao touchscreen num espao de poucos anos. assustador e muitos no resistiram.

O Nokia N97 Mini, claro, tem as duas coisas. Tem um touchscreen como todos os outros, mas tem tambm um teclado… mini. Eu no sou muito de gostar de dar nas vistas, mas confesso que mais do que uma vez dei comigo a abrir vaidosamente o N97 Mini para escrever algo. Como ele tivesse algo a mais – e no a menos – que os outros. uma sensao pelo menos retemperadora! Alis, um amigo disse-me j ter visto algum a teclar num N97 Mini com trs dedos de cada mo como se fosse uma mquina de escrever. Se for para ficar, talvez seja de prever uma cadeira de N97 Mini nos cursos da Dactilografia (ainda h cursos de Dactilografia?)! Eu uso sobretudo os polegares. Aberto, com o teclado em baixo e o “monitor” de 3,2 polegadas ligeiramente inclinado, o N97 Mini parece mesmo um mini-computador. delicioso. E, de certa maneira, reconcilia os jornalistas da velha guarda com o mundo moderno com que se confrontam. “I’m hip” e “i’m hippie”!

essa, verdadeiramente, a magia do Nokia N97 Mini.

Esta entrada foi publicada em No catalogado com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

