O fim da periodicidade

Em mais um dos seus lanamentos de extenso de marca, a Viso anunciou a edio da Viso Link, que ser distribuda pela primeiravez com a Viso do prximo dia 21 de Maio.

A publicao em si interessante, mas o que despertou a minha ateno foi o facto de – apesar de a primeira capa trazer a inscrio”Maio 2008″ – os seus responsveis afirmarem que a nova publicao no tem uma periocidade fixa.

No sei at que ponto isto uma estratgia ou apenas uma forma de defesa, mas suscita uma reflexo: que sentido faz hoje em dia a periodicidade dos media?

fcil perceber que, desde que existem jornais e revistas, a periodicidade no mais do que a marcao dadata e hora de um encontro entre o media e o leitor num lugar especfico, o quiosque. por causa da periodicidade que sabemos que devemos is buscar a revista mensal no final do ms (ou no meio ou mesmo inciodo ms…), a semanal num dado dia da semana e o dirio pela manh ou pela tarde, consoante seja um matutino ou um vespertino. Isso, naturalmente, faz sentido num mundo de informao escassa, mas faz muito menos sentido num mundo de informao abundante. Se, na paisagem de media clssica o mximo a que podamos aspirarera um jornal dirio, talvez complementado por uma revista semanal ou mensal, hoje temos inmeroscanais de informao em fluxo permanente (ou ou informao permanentemente disponvel), na maior parte dos casos em luta feroz pela nossa ateno. Neste quadro, a periodicidade dos media no mais do que um resqucio do passado, um daqueles elementos estruturantes da paisagem dos media que temos que nos habituar que vai desaparecer em breve, como a relao jornalista-leitor e outros. Tal como no faz qualquer sentido colocar informaes num site de internet a horas ou dias especficos, tambm no razovel, no mundo de hoje, esperar por um dia certo do ms para lanar um revista. O que faz sentido, sobretudo nas periodicidades mais espaadas, lanar um novo suporte quendo h condies para o fazer rentavelmente (equilibrando produo de informao para fazer o nmerode pginas suficiente e retorno suficiente para pagar os respectivos custos). Dificilmente isso acontece a uma cadncia mensal regular ao longo de todo o ano (alis, h muitas revistas que no so lanadas em Agosto, por exemplo), ou mesmo a uma cadncia regular na semana. Quantas vezester uma newsmagazine tido “vontade” de publicar um novo nmero a meio da sua semana por causa de um acontecimento extrardinrio?Como de resto foi feito muitas vezes. Hoje isso faz mais sentido do que nunca e deve ser regra em vez de excepo.

No sei se subjacente a-periodicidade da Viso Linke est um racioconio deste tipo(duvido…), mas suspeito que tenderemos conviver com mais casos deste no futuro.

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