Gidol = media consumer empowerment

Mais um exemplo de media consumer empowerment ou de como as antigas “audiências” se convertem em criadoras dos seus próprios media:

O Gidol (descoberto via BloggersBlog) é um site que usa o Google Video para encenar um concurso de lip-synch que, lançado em Março de 2006, tem sido um enorme sucesso. Não tem nada a ver com o Google (embora mereça elogios do Google). Foi criado por um engenheiro de tecnologias de informação australiano chamado Ben Petro e na verdade parece-me que pode ilustrar bem o futuro dos media:

  • Com os instrumentos certos (uma câmara de video e uma ligação de banda larga capaz de upload), os antigos consumidores de media (neste caso videoclips) tornam-se produtores dos mesmos;
  • Então, não deixam de consumir o produto de entretenimento da sua preferência (neste caso, videoclips), mas passam a ver videos uns dos outros, em comunidade aberta;
  • Muitas vezes, como neste caso, quem descobre o potencial de negócio que isto pode envolver não são as grandes empresas, mas um ou poucos indivíduos que fazem parte dessa comunidade (Ben Petro), ou seja, são eles próprios parte da “audiência” e é por isso que são capazes de perceber o que a “audiência” pretende.

Moral da história: as estrelas pop milionárias podem ir procurando casas mais pequenas (assim como os seus agentes, as suas editoras, etc); as grandes empresas de software (e não só) podem ir olhando com mais atenção para os seus pequenos funcionários; e os media… bom, na verdade os media deixam de ser… media. Ou seja, deixam de servir para aquilo para que sempre serviram e que era afinal a única coisa para que serviam: intermediar produtores e consumidores de informação e entretenimento. Deixam de servir. Ponto final.

Se isto não é uma revolução…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s