Gidol = media consumer empowerment

Mais um exemplo de media consumer empowerment ou de como as antigas “audincias” se convertem em criadoras dos seus prprios media:

O Gidol (descoberto via BloggersBlog) um site que usa o Google Video para encenar um concurso de lip-synch que, lanado em Maro de 2006, tem sido um enorme sucesso. No tem nada a ver com o Google (embora merea elogios do Google). Foi criado por um engenheiro de tecnologias de informao australiano chamado Ben Petro e na verdade parece-me que pode ilustrar bem o futuro dos media:

  • Com os instrumentos certos (uma cmara de video e uma ligao de banda larga capaz de upload), os antigos consumidores de media (neste caso videoclips) tornam-se produtores dos mesmos;
  • Ento, no deixam de consumir o produto de entretenimento da sua preferncia (neste caso, videoclips), mas passam a vervideos uns dos outros, em comunidade aberta;
  • Muitas vezes, como neste caso, quem descobre o potencial de negcio que isto pode envolver no soas grandes empresas, mas um ou poucos indivduos quefazem parte dessacomunidade (Ben Petro), ou seja, so eles prprios parte da “audincia” e por isso que so capazes de perceber o que a “audincia” pretende.

Moral da histria:as estrelas pop milionrias podem ir procurando casas mais pequenas (assim como os seus agentes, as suas editoras, etc); as grandes empresas de software (e no s) podem ir olhando com mais ateno para os seus pequenos funcionrios; e os media… bom, na verdade os media deixam de ser… media. Ou seja, deixam de servir para aquilo para que sempre serviram e que era afinal a nica coisa para que serviam: intermediar produtores e consumidores de informao e entretenimento. Deixam de servir. Ponto final.

Se isto no uma revoluo…

Esta entrada foi publicada em Internet, Media com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s