Onde está Cavaco?

Este estilo “sim, mas…” da presidência de Cavaco é completamente incoerente com tudo o que dele conhecemos. Ou Cavaco mudou muito, ou verdadeiramente ainda não chegou à presidência. E, como se sabe, as pessoas não mudam…

Cavaco é o mais self-righteous de todos os políticos portugueses actuais. Cavaco raramente se engana e nunca tem dúvidas. Nele, isso não é uma estratégia, é uma maneria de ser. Mais: foi por isso que a maioria dos portugueses nele votou mais do que uma vez e, na verdade é isso que maioria dos portugueses dele espera.

Mas Cavaco ansiou longos anos pela presidência e pelo meio teve que enfrentar um derrota muito amarga e uma vitória “à justa” numa eleição que ele julgava fácil (ainda por cima com acusações de presidencialização do regime que, sintomaticamente, foram mais vezes negadas do que assumidas). 

A expectativa era simplesmente demasiado grande. E, por isso, nos dias que correm, Cavaco ainda deve estar pensar: “o que é que eu vou fazer com a presidência?” Cavaco está confuso e o seu estilo “sim, mas…” é prova disso. Cavaco sabe que devia confrontar o Governo, mas na verdade tem receio de o fazer. Não pelo governo, mas, imagino, pela responsabilidade que isso implica. Não é fácil assumir o papel de salvador da pátria.

Por isso, quando Cavaco “acordar para a presidência”, será com estrondo. Simplesmente porque a ânsia de protagonismo contida dentro dele é demasiado grande. Não o protagonismo como um meio (aquele que de resto é o mais habitual na nossa classe política, e não só) – não é isso que Cavaco procura – mas o protagonismo como um fim. É nesse papel que Cavaco verdadeiramente se revê.

Esta entrada foi publicada em Sem categorias com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s