O futuro dos media

Depois de falar e escrever repetidamente sobre new media e sobre o fim da “audiência”, Jay Rosen , professor de jornalismo na Universidade de Nova Iorque, anunciou o passo em frente com a criação da plataforma Newassignment.Net, um empreendimento e um site destinados a combinar o citizen journalism com o jornalismo tradicional num funcionamento em rede que se pressente mas na realidade ainda não se sente.

Basicamente, trata-se de uma forma de financiar reportagens, em qualquer meio, através de donativos. O site usa métodos Open Source para criar reportagens que interessem às pessoas e que estas ou instituições estejam dispostas a financiar. Um grupo de editores gere o andamento da reportagem e os jornalistas no terreno trabalham em estreia colaboração com os citizen journalists para, previsivelmente, conseguirem reportar aquilo que os media tradicionais não conseguem, aplicando na prática o princípio de Dan Gillmor: “My readers really do know more than I do… sometimes.” Jay Rosen acredita que a resposta às muitas dúvidas que se levantam em relação ao futuro dos media, ainda pode vir… dos media tradicionais, mas não nas formas habituais. No lançamento da iniciativa, Rosen dá como exemplo de Cris Allbritton, ex-jornalista da AP que foi para o Iraque em 2003 inteiramente financiado por visitantes do site e que conseguiu enormes audiência para as suas reportagens inteiramente independentes.

Quando olhamos a sério para o futuro dos media… não vemos grande futuro. À primeira vista, a resposta de Jay Rosen é mais uma entre tantas que têm surgido - e falhado -  recentemente. Mas, atenção, Jay Rosen não é um qualquer… Como de resto provam os depoimentos de Dan Gillmor, Jeff Jarvis e Doc Searls, que ele inclui no lançamento da iniciativa. Ou seja, vale a pena estar atento a esta plataforma, pois pode muito bem ser a mais séria resposta até hoje à incógnita que é o futuro dos media. I’ll be watching! (and reporting…)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Internet, Media com as etiquetas , , . ligação permanente.

3 respostas a O futuro dos media

  1. nude diz:

    When the exercise celebrity lesbians i’d been removed already. When.

  2. playboys diz:

    You’re going to push my playboys beautiful women groin at mine, gently, despite outward.

  3. big diz:

    I had to friends as well as i’d pigtails round asses marry an easy girl.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s