Save the internet

O carácter democrático e livre da internet é uma originalidade histórica. Ao longo da história, todos os novos meios de comunicação que a tecnologia colocou ao nosso dispor foram/são, em maior ou menor grau, controlados pelos poderes públicos ou por empresas privadas. É supreendente que a Internet ainda não o seja. Com a explosão de blogues, conteúdos audio e vídeo, páginas pessoais, fóruns e chats, etc, consegue-se imaginar a quantidade de "valor" – para usar um termo económico – que não está a ser convertida em "rendimento". Alguém está a dormir, e esse alguém são as empresas com capacidade de obter rendimento a partir dessa cadeia de valor.

O que se espera é que os cidadãos também estejam acordados!

O projecto Save the Internet.com tem por objectivo combater as movimentações dos lobbies que pretendem gerar mais rendimentos a partir dos serviços de acesso à internet cobrando preços premium a alguns utilizadores e "obrigando" os outros a optarem por ligações menos rápidas ou mais limitadas. Está tudo explicado neste vídeo, e mais informações podem ser obtidas no site savetheinternet.com. Está a decorrer uma petição ao congresso norte-americano, mas que eu saiba o problema ainda não se colocou na Europa. Mas, como prevejo que seja apenas uma questão de tempo, mais vale estar atento….

 (dica Jornalismo & Comunicação)

ADENDA: Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, também considera, no seu blogue, que este é um ataque muito sério à neutralidade da internet (descoberto no Personal Bytes).

Esta entrada foi publicada em Media com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s