Sobre o discurso de Cavaco

Poder dar-se o caso de Cavaco achar que este governo est a governar BEM!?

Cavaco tinha todas as razes para fazer um discurso crtico. O seu programa eleitoral, a sua base social de apoio, a sua base poltica de apoio, a conjugao de vrios relatrios internacionais, a contestao social, todas as “pontas soltas” teriam podido servir a Cavaco para “mandar recados” ao Governo. No entanto, ele nada fez, quando toda a gente achava que era hoje, 25 de Abril, que ele se ia “assumir”. Se houvesse um verdadeiro jornal de direita em Portugal ele amanh devia titular, com toda propriedade, “A Desiluso Cavaco”.

Pode-se especular sobre as razes para o mutismo do Presidente (na verdade, de relevante o longo discurso nada disse). Haver explicaes mais ou menos complexas e elaboradas, tanto da esquerda como da direita. Mas h uma terceira hiptese, centrista: que a de Cavaco estar intimamente convencido de que, dadas as circunstncias, este governo est a governar bem.

E o que faria Cavaco se estivesse intimamente convencido disso? Faria um discurso crtico do Governo para agradar sua base eleitoral, ao centro-direita que o elegeu, aos partidos que o apoiam? Claro que no. Self-righteous como sempre foi e sempre ser, Cavaco incapaz de contrariar as suas convices profundas. Por isso no criticou o Governo neste 25 de Abril. Como j muita gente tinha dito, Scrates pode ter ganho um aliado. Mas, ainda mais interessante, se Scrates governar bem, Cavaco pode ter ganho um problema: como estar de bem, ao mesmo tempo, com a sua conscincia e com a sua base de apoio?

Esta entrada foi publicada em No catalogado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s