Opinion (des)maker

Sobre o excesso de opinies da blogosfera, subescrevo (j que no consigo escrever assim…) este excelente post de Afonso Bvar no Bombyx Mori:

No que haja em excesso; nem que as pessoas, escudadas no seu carcter sacrossanto, falem com ligeireza e fast thinking do que no sabem; nem sequer que, atravs da colagem da livre expresso opinio, esta tenda a colonizar a esfera pblica prensando outras modalidades de expresso a ponto da microscopizao. O meu problema com a opinio que ela encerra uma gramtica assertiva, afirmativa, categrica que se coaduna mal com inquietaes, perplexidades, dvidas, interrogaes. Quem opina por regra define, assevera, firma-se, toma posio, situa-se em contraditrio com outrem igualmente assertivo, procura o veredicto, ter razo, quer dizer: beneficiar do reconhecimento de possuir a razo do seu lado. Um discurso que no apresente essas propriedades centrais da opinio (auto-)condena-se ao esoterismo, ao objecto excntrico, quando no estapafrdio e caprichoso. Para mim opinar de facto uma violncia ( qual cedo de quando em vez). -o no por causa do esforo de construo de argumento mais ou menos complexo mas sim por ser constrangido a adoptar uma nomologia que encana o logos dentro de limites insatisfatrios, demasiado estreitos, obstruindo a reflexividade que quer rasgar alm do mero esgrimir tantas vezes auto-complacente e narcsico de pr-conceitos. Eu tenho sempre muito mais dvidas e enigmas por resolver que certezas e convices, essas pautas de ordem que nos levam certa, por mais tranquilizantes e reconfortantes, diria anestesiantes que estas sejam. Alis, interessa-me mais o trabalho de enigmatizao que o decifrao. No havendo enigma no h lugar revelao, descoberta, a abrir a arte do entendimento, apenas confirmao, reiterao de ponto de vista. lgica da opinio falta essa curiosidade fundamental, pueril no melhor sentido do termo, ou seja como a que (s) se observa nas crianas e ainda mais nos bebs, singularmente (con)genial.
Contrapor-se- que este texto uma contradio nos termos. Uma opinio sobre a opinio, que por isso replica todos os vcios que a opinio tal como aqui paradigmatizada apresenta. No contesto. Mas o mundo no s complexo, tambm contraditrio aspecto que a Razo Providencial tem dificuldade em aceitar. Nem este texto nem eu prprio estamos fora do mundo(…).”

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