Egoísmo vs. Altruísmo

O Estado do Sítio refere-se a umas “explicações” de Soares sobre a dicotomia esquerda-direita, que ele expressa numa oposição altruísmo-egoísmo.

A ideia é interessante e liga-se com uma uma polémica recente a propóstito da diferença entre “consumidor e “cidadão”. A polémica começou no Bicho Carpinteiro, continuou no Blasfémias e – abundantemente – na respectiva caixa de comentários.

Qual a ligação que faço entre as duas coisas? Está expressa no meu comentário nessa ocasião: “a diferença entre cidadão e consumidor é que o cidadão é capaz de comportamentos altruístas e o consumidor só consegue comportamentos egoístas. É por isso que a democracia MELHORA o funcionamento da sociedade (a História demonstra-o). E é por isso que o mercado faz a sociedade PROGREDIR (a História também o demonstra). Somos ambas as coisas – cidadãos e consumidores – e ainda bem!”
Mas – acrescento agora – não devemos esquecer a diferença entre o nosso lado mais nobre e o nosso lado mais miserável. Aquele que nos eleva (sem religiões…) e aquele que nos subjuga.

A esquerda é ideologicamente altruísta e a direita é ideologicamente egoísta. Isso constitui simultaneamente a força e a fraqueza de cada uma delas.

O velho tem razão!

Esta entrada foi publicada em Não catalogado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s