Sobre a sondagem DN/TSF/Marktest

Sobre a sondagem DN/TSF/Marktest que dá Cavaco no limiar da vitória à primeira volta e coloca Alegre à frente de Soares, há duas observações que se podem fazer, com diferentes graus de certeza:

1. Embora não seja especialista em sondagens, aposto que Cavaco vai perder percentagem até à eleição. Como já escrevi antes, isso acontece sempre que um candidato parte muito distanciado dos restantes. Pelo mero jogo de confronto eleitoral, esse candidato tende a perder votos e os os restantes a ganhá-los. Mais ou menos, num caso ou noutro, se o primeiro não for particularmente compente do ponto de vista eleitoral e os outros não forem em absoluto ineptos sob o mesmo prisma. O que isto significa, no caso concreto, é que Cavaco não vai ganhar à primeira volta.

2. O facto de Alegre estar à frente de Soares é estranho. Pode ser um elemento supresa. Mas se a lógica prevalecer, Alegre vai perder percentagem na exacta medida em que Soares a vai ganhar. Em primeiro lugar porque Soares é conhecido do ponto de vista político e Alegre não. Em segundo lugar porque Soares tem ao seu serviço uma máquina eleitoral muito mais poderosa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s